Outras Postagens

Fibrose Pulmonar

Gripe

Tabagismo

Uso correto dos dispositivos inalatórios.

Projeto Asma de difícil controle em nossa região

Gripe
Postado em

Gripe

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus influenza com curso geralmente autolimitado, com duração de cerca de 7 dias com sintomas de fraqueza, dor no corpo, febre (geralmente alta e com temperatura superior a 39 graus) coriza, tosse seca e dor de garganta. A principal e mais grave complicação da gripe é a síndrome respiratória aguda grave que pode levar à insuficiência respiratória e risco de vida.

A gripe pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, especialmente aqueles com fatores de risco para agravamento, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que dois anos e indivíduos que apresentem doença crônica especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade, diabetes descompensada, síndrome de Down e algum estado de imunodepressão.

As vacinas para influenza atualmente disponíveis são a vacina trivalente que protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A(H3N2) e um tipo de Influenza B e a vacina tetravalente que além destes possui cobertura contra outro tipo de vírus influenza B.

O tratamento com a medicação oseltamivir (tamiflu) é indicado em especial nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas e está disponível gratuitamente. É importante procurar o médico já no início do quadro, uma vez que o uso deste medicamento pode interferir no curso da doença de maneira favorável.

Fonte: Ministério da Saúde.

Categoria: Espaço do paciente