Outras Postagens

Fibrose Pulmonar

Gripe

Tabagismo

Uso correto dos dispositivos inalatórios.

Projeto Asma de difícil controle em nossa região

Hipertensão pulmonar
Postado em

Hipertensão pulmonar

A Hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pela elevação da pressão sanguínea nos vasos pulmonares.

Pacientes com queixa de falta de ar, dor torácica, tontura ou desmaios devem ser avaliados e submetidos a exames para diagnosticar a Hipertensão Pulmonar.

As causas da Hipertensão Pulmonar são inúmeras, desde doenças reumáticas, infecções virais (HIV em especial), doenças cardíacas, doenças pulmonares que levam à hipoxemia (baixa oxigenação), tromboembolismo pulmonar crônico e ainda doenças que não apresentam um mecanismo conhecido de elevação da pressão nos vasos pulmonares ( sarcoidose, linfangioleiomiomatose, histiocitose entre outras).

Apesar dos estudos sobre suas causas terem ganhado força nos últimos anos e novas drogas terem sido desenvolvidas para o seu tratamento ( sendo possível uma sobrevida maior para os pacientes, em comparação com a década de 90 quando os primeiros tratamentos voltados para esta doença foram desenvolvidos) esta doença ainda permanece um desafio para a maioria dos pneumologistas.

O importante é a suspeita diagnóstica, na presença de falta de ar, aperto no peito, tonturas ou desmaio a possibilidade de hipertensão pulmonar deve ser lembrada.

Categoria: Espaço do paciente